Vinho na taça: o que você precisa saber

Tempo de leitura: 4 minutos

Certamente quando você serviu seu vinho na taça já se perguntou quanto colocar ou que taça é melhor utilizar. Nós vamos ajudar você com isso!

Se você é um entusiasta do mundo do vinho, ou até mesmo um apreciador de longa data, em algum momento já deve ter se questionado sobre a quantidade de vinho na taça que é recomendado servir. Ou, até mesmo, que taça utilizar para cada tipo de vinho.

É fato que o universo do vinho é complexo e com diversas técnicas e situações que tornam o momento de apreciar um bom vinho ainda mais prazeroso. Apesar de parecer tudo muito complicado, nós garantimos que é mais fácil que você imagina, ainda mais com essas dicas essenciais sobre como beber vinho na taça.

Sirva seu vinho – mesmo que seja em uma taça comum, e vem saber mais!

Qual a temperatura ideal para servir?

Antes de tudo, é necessário saber a temperatura ideal das garrafas e do vinho que você vai servir, isso tudo para que no momento que você for servir o vinho na taça, a temperatura possa se manter e, claro, a experiência ser completa do início ao fim. Então qual a temperatura ideal para os vinhos?

  • Vinhos tintos titânicos: de 17° a 21°

Evite colocar os vinhos no freezer para gelar mais rápido – exceto para os brancos mais cítricos e frutados que podem ir para o congelador uns 30 minutos antes de serem servidos. Para os demais vinhos a dica é: programe-se com antecedência para deixarem resfriar aos poucos na geladeira ou na sua adega e evitar que um choque térmico ocorra fazendo a troca entre temperatura ambiente e freezer.

Quanto servir de vinho na taça?

Essa pergunta é bem provável que já ocorreu para você. Devo colocar até a metade? Sirvo até em cima? Ou apenas uns dois terços da taça? Pois bem, tudo depende da bebida, mas, claro, que servir até a boca da taça nunca é recomendado, uma vez que a experiência é totalmente prejudicada.

O mais importante de servir a quantidade certa de vinho na taça é para manter a temperatura da bebida sempre perfeita e também para seguir algumas etiquetas. Vamos entender então quanto servir para os tipos de vinho:

  • Vinhos tintos: são utilizadas taças grandes, então, para esses casos, sirva até 1/3 da taça.
  • Vinhos brancos: você pode servir até metade da taça.
  • Espumantes: sirva até ¾ da taça tulipa.

Que tipo de taça para qual vinho?

Sim, existem taças específicas para cada tipo de vinho. Isso tudo porque por meio do tipo de abertura, cristal e tudo mais, proporcionam a experiência completa da bebida, fornecendo a troca correta entre o vinho e o oxigênio e por aí vai. É fato que durante os anos as taças foram se moldando e se modificando para chegar nos modelos atuais. Vamos conhecer mais de perto?

Taça para vinho tinto

Para o queridinho de todos e, também, para esses que são mais encorpados e de alta concentração de taninos, recomenda-se a taça Bordeaux. Esse tipo de taça tem o bojo grande, ou mais largo, e a borda dela um pouco mais fechada. Isso permite que os aromas do vinho fiquem concentrados dentro da taça, direcionando isso tudo para dentro da boca de quem está degustando a bebida.

A taça tipo Borgonha, também é uma opção. Diferente da Bordeaux, ela tem o bojo maior e a borda mais larga e faz que a bebida tenha mais contato com o ar e seus aromas sejam mais apreciados.

Taça para vinho branco

As taças para consumir vinho branco, são menores que as de vinho tinto. Isso porque o vinho branco é consumido de forma gelada, logo, se a taça for menor, a troca com o calor do ambiente também ocorre de forma mais contida que em copos maiores.

Taça para espumante

Assim como os vinhos brancos, os espumantes também são bebidas que devem ser consumidas geladas. Por isso, a taça mais adequada para apreciar um bom e refrescante espumante, é a Flauta – ou Flûte. Ela é mais longa e estreita que as demais citadas anteriormente. Ela ajuda a valorizar as bolhas presentes na bebida e facilita que a bebida entre em contato diretamente com a boca.

Agora que você já sabe como servir um bom vinho ou espumante e que taça deve usar, que tal visitar o nosso site e começar a experimentar essas bebidas do jeito certo? Clique aqui e aproveite nossa seleção especial para você.

Ah, lembre-se que essas dicas são apenas para potencializar ainda mais seus momentos de descontração, mas que não são regras. Então aproveite e curta seu momento, seu vinho no melhor estilo de ser você mesmo. Um brinde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *