Vinho suave ou vinho seco?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muito se fala sobre vinho suave e vinho seco e ambos possuem qualidades que podem tornar o momento ainda mais prazeroso e encantador. Nós vamos ajudar você nessa escolha.

Vinho sendo oferecido para degustação
Seja vinho seco ou vinho suave, o importante é saber aproveitar o momento e degustar diversos rótulos.

É fato que existem uma infinidade de vinhos e rótulos para escolha, mas porque o vinho seco pode ser tão diferente do vinho suave? Nós vamos explicar para você nesse blog.

Antes de tudo, é importante saber que existe uma lei que regulamenta os tipos de vinhos, que leva em consideração o açúcar residual existente em cada um para assim poder classifica-lo. É por disso que você já deve ter visto pelo menos 4 tipos de classificações como: seco, meio seco – demi-sec, suave e doce.

A Lei nº 7.678/1988, indica que para classificarmos vinhos como secos, o mesmo precisa ter até 4 gramas de açúcar por litro, diferente do vinho suave, que precisa ter a partir de 25 gramas por litro.

Vamos conhecer mais a fundo?

Principais qualidades do vinho suave

O vinho suave é caracterizado principalmente pela sua doçura, ou seja, ele é de fácil degustação e por apresentar alto teor de açúcar de torna uma bebida doce e com toque aveludado na boca. Isso tudo porque ele é desenvolvido de forma diferente dos demais vinhos. O vinho suave é feito com uvas não-viníferas, ou seja, com uvas de mesa – as mesmas que são desenvolvidos os vinhos doces.

Com o que posso harmonizar esse vinho?

Com uma boa bebida, nada como uma harmonização à altura, não é mesmo? Então, antes de tudo, confira nossas dicas com o que você pode consumir para potencializar o sabor do vinho e da comida.

  • Massas – o clássico que funciona bem. Opte por molhos vermelhos, como molho sugo e que não contenham tantos condimentos.
  • Churrasco – isso mesmo, nem só com cerveja que se aprecia um bom churrasco. Nesse caso, um bom vinho suave harmoniza muito bem com carnes vermelhas.
  • Frango e demais carnes de aves – pode ser uma boa pedida com um belo vinho suave.
  • Peixes – um salmão assado com um vinho suave, combina e proporciona leveza ao paladar.
  • Bruschetas – aprecie com um vinho suave para ficarem ainda mais saborosas.

Se você está buscando um bom vinho suave para harmonizar com essas comidas ou apenas para beber e apreciar o momento, você pode acessar nossa loja virtual clicando aqui e encontrar a opção perfeita para você. São mais de 1.300 rótulos a sua espera.

E o vinho seco? Por que devo escolher?

Você já se deve ter se deparado com inúmeros tipos de vinho seco nas prateleiras, não é mesmo? Normalmente é conhecido por ter um sabor mais “áspero” se comparado com o suave e com uma característica mais forte e amarga, causando certa “secura” na boca. Isso acontece por conter menos açúcar na sua composição.

Ele é desenvolvido a partir de uvas Vitis Vinífera e Vitis Labrusca, passando por um processo de fermentação onde o açúcar contido na fruta se transforma em álcool. Tudo isso feito dentro das clássicas barricas de madeira ou até mesmo em grandes tanques de inox.

O que harmonizar?

O vinho seco, por ter mais opções como tintos, brancos e rosés, as opções de harmonização são ainda maiores. Anote nossas dicas de combinação para escolher o vinho correto para o momento certo.

  • Vinho branco seco – ótima opção para peixes, frutos do mar, carnes brancas, molhos leves, fondue de queijo, risotos e aperitivos
  • Vinho tinto seco – combina bem com massas com molho de tomate, pizza, queijos tipo gouda, parmesão e, claro, uma boa tábua de frios.
  • Vinho rosé – harmoniza com carnes magras grelhadas tipo frango, verduras gratinadas, entradas e omeletes.

Agora que você já tem sabe como harmonizar, que tal escolher um bom vinho seco? Temos uma série de opções que você encontra clicando aqui.

Vinhos são feitos para apreciar bons momentos por isso, cada nova garrafa são novas histórias e possibilidades. Experimente rótulos diferentes, intercale entre vinho seco e suave e aproveite o melhor de cada bebida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *