Conheça os vinhos da Serra Gaúcha

Tempo de leitura: 3 minutos

A maior região produtora de vinhos do Brasil, os vinhos da Serra Gaúcha encantam pela qualidade e exclusividade.

Vinhedo no Vale dos Vinhedos Serra Gaúcha
Os vinhedos que produzem uvas de qualidade para vinhos ainda mais especiais.

Está com viagem planejada para a Serra Gaúcha? Então prepare-se para conhecer uma região cheia de possibilidades para o mundo do vinho e da gastronomia. Antes de tudo, você já deve ter escutado falar sobre os vinhos da Serra Gaúcha, não é mesmo? Seja nos rótulos que você encontra nas prateleiras ou, até mesmo, pelos comentários e pela fama de vinhos exclusivos.

Aqui vamos contar tudo o que você precisa saber antes de pegar a estrada ou avião direto para o sul do Brasil. Confira nossas dicas e faça suas malas para a região que mais produz vinhos no país!

Como tudo começou…

Os vinhos brasileiros cada vez mais tem ganhado notoriedade mundial e a Serra Gaúcha, região que engloba Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi entre outras cidades, é a grande protagonista por trás desse reconhecimento todo. Mas como isso tudo começou?

Essa história se iniciou lá em 1875 com os imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul e logo iniciaram a produção de vinhos, tanto para a venda como para consumo próprio. E com muita construção, o local, mais conhecido como Serra Gaúcha, se tornou a principal produtora de vinhos do Brasil, com rótulos renomados e um local propício para o cultivo e turismo. E com isso, originou o Vale dos Vinhedos

Além de ter iniciado lá em 1875, a Serra Gaúcha começou a receber ainda mais destaque quando o Vale dos Vinhedos passou a ser reconhecido como Indicação Geográfica, em 2002. Já, em 2012, o local passou a ser considerado uma Denominação de Origem (DO). Isso tudo combinado com o local que tem clima propício para a produção de vinhos, resultou em uma combinação de conceitos que valorizam a exclusividade e originalidade de cada rótulo produzido no local.

Além disso, diversas vinícolas começaram a se instalar na região devido a essas condições favoráveis para a produção bem como incentivos.

Quais os vinhos produzidos na Serra Gaúcha?

São diversos os tipos de uvas que originam a o vinho. Para isso, é necessário ter condições climáticas favoráveis para que essas uvas possam se desenvolver de maneira propícia para produzir um bom vinho.

Na Serra Gaúcha, por ter um clima mais frio e muito parecido com algumas regiões europeias, algumas uvas têm produção maior e de melhor qualidade e ficaram determinadas como as uvas do Vale dos Vinhedos. Abaixo você confere as variedades de vinhos cultivados na região:

Gostou das nossas dicas? Assim você pode viajar direto para a Serra Gaúcha de onde você estiver simplesmente apreciando um bom vinho produzido lá.

Um brinde aos bons momentos proporcionados pelos vinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *