Vale dos Vinhedos, o paraíso do vinho no Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

A região do Vale dos Vinhedos encanta pelos vinhos, pela cultura e pelas paisagens incríveis que transportam você direto para uma região Italiana no Brasil.

Buscando imergir no mundo do vinho com tudo que isso dá direito? O Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul, é o lugar perfeito para você fazer isso. O local é privilegiado pela geografia de tirar o fôlego, digno de ser chamado de Toscana Brasileira. Além disso, você encontra vinícolas incríveis para apreciar vinhos diversos, cheios de personalidade e de características incríveis que só a produção local pode oferecer.

Se você está buscando passar as férias no Vale dos Vinhedos, garantimos que é uma experiência que surpreende do início ao fim. Vamos conhecer um pouco mais sobre o local, vinhos e cultura?

Como surgiu o Vale dos Vinhedos?

A história começa há mais de 150 anos atrás, com o surgimento das colônias de Bento Gonçalves, antiga Dona Isabel, e Garibaldi, conhecida antigamente como Conde D’Eu. Logo após, em 1876, com a chegada dos primeiros dois grupos de imigrantes Italianos que começaram a colonizar o então conhecido Vale dos Vinhedos.

Logo nos anos seguintes de 1877, 1878 e 1879, mais famílias começaram a chegar na região. No ano de 1880, três famílias provenientes da Lombardia se instalaram no Vale dos Vinhedos. Na época, foram concedidos 32 lotes pelo então presidente da província do Rio Grande do Sul, que, logo em seguida, dos anos de 1877 a 1896, foram todos pagos pelas famílias que habitaram o local.

Foi assim que a cultura, história, cultivo de videiras e criação de vinhos únicos começou a se criar nesse local entre as cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul. Nos anos de 1995, com a criação da Aprovale, o local começou a receber fortes investimentos incentivando o turismo, o cultivo, gastronomia  e redes hoteleiras, ficando amplamente conhecido no Brasil.

Vinhos no Vale dos Vinhedos

Provavelmente você chegou até aqui para saber sobre os vinhos da região do Vale dos Vinhedos, então nós vamos ajudar você com isso. Primeiramente, é importante saber que essa é a primeira região produtora de vinhos no Brasil que recebeu uma Denominação de Origem, DO.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que é certificado que as condições geográficas da região são propícias para produzirem vinhos de qualidade únicas e exclusivas da região. Isso é de encher os olhos, ou melhor, a taça para quem busca o Vale dos Vinhedos para se aprofundar cada vez mais nessa cultura incrível do vinho.

Isso reforça ainda mais o que falamos sobre os vinhos produzidos no local. Todos são desenvolvidos com características únicas de cada produtor, safra e forma de desenvolver a bebida, oferecendo sabores surpreendentes.

Conheça mais sobre os tipos de vinhos do Vale dos Vinhedos clicando aqui.

Visite, conheça, experimente!

Vinhos são feitos para serem experimentados – independentemente do seu gosto por um único rótulo, busque ampliar os horizontes e experimentar tipos diferentes, de produtores diferentes e, claro, de regiões novas.

O Vale dos Vinhedos é perfeito para isso, apesar de ter a predominância de vinhos como Merlot e Cabernet Sauvignon, nenhum deles vai ser igual ao outro. Claro, a região reserva uma série de outros tipos de uvas e produções surpreendentes!

Você pode ter o gostinho do Vale dos Vinhedos em casa também! Basta clicar aqui e conferir toda nossa carta disponível para você comprar e apreciar toda essa exclusividade e qualidade produzida diretamente do sul do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *