Gosta de vinho branco? Então conheça mais sobre a bebida!

Tempo de leitura: 4 minutos

Refrescante, leve e perfeito para momentos de descontração. O vinho branco encanta e é uma ótima opção para épocas mais quentes.

Taça de vinho branco sobre a bancada
O vinho branco encanta pelo paladar fácil e frutado.

Apreciar vinho é como gostar de se encantar pelos detalhes pequenos das coisas. Isso porque essa bebida nos proporciona um universo de possibilidades a cada garrafa aberta. Os vinhos brancos não são diferentes.

Para você que ama apreciar esse tipo de vinho, separamos dicas para você conhecer ainda mais sobre a bebida e se tornar um expert. Além disso, é sempre bom saber mais sobre o que realmente gostamos. Ah, e como de costume, temos no final desse artigo um link exclusivo para você que ama apreciar bons vinhos brancos, com uma seleção perfeita para abastecer a sua adega.

Vamos lá?

O que devo saber sobre o vinho branco?

Primeiramente, o mais óbvio e que já está no nome, ele é branco, com tonalidade que vai de um amarelo translúcido até um dourado ou âmbar, também apresentam fenóis menores se relacionados aos tintos mas claro, isso não os torna menos complexos ou interessantes, uma vez que são bebidas que também possuem potencial de envelhecimento notáveis.

A uva que origina essa bebida são as brancas como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e demais tipos. A cor da casca da uva não é fator decisivo para que se produza um vinho branco, já que é possível fazer vinho branco a partir de uvas tintas, desde que o suco da fruta seja retirado de forma que não tenha contato com a casca da mesma.

A produção dele começa pela colheita da fruta e depois pela separação e desengace do fruto. Seguindo nesse processo, começa-se a extração do suco e a fermentação. O suco é clarificado e, por fim, são engarrafados e comercializados.

Quais os tipos de vinho branco?

Garrafas de vinho branco em uma adega

Depois de conhecer um pouco mais sobre a produção da bebida, é interessante saber que ela tem quatro principais categorias, que são os vinhos brancos secos, vinhos brancos suaves, os aromáticos e os encorpados. Antes de tudo, vamos conhecer sobre as uvas que produzem os tipos de vinho.

– Chardonnay: conhecida como a uva branca mais cultivada no mundo, é um tipo que é extremamente versátil e que se adapta bem a diversas regiões e, também, ao uso da madeira na produção da bebida. O vinho branco chardonnay feito por meio dessa uva, tem características mais leves, com acidez elevada, aromas de frutas leves – quando encorpados e com notas de frutas tropicais.

– Sauvignon Blanc: diferente da Chardonnay, essa uva é de climas mais frescos e não se adapta bem à madeira. Sua principal característica é o aroma. Além disso, o vinho feito da Sauvignon Blanc tem aromas de maracujá e aspargos.

– Pinot Grigio: esse tipo de uva é outra casta aromática, assim como a anterior. Além disso, ela pode originar diversos tipos de vinho em climas diferentes. Em clima mais quente produz vinhos menos concentrados, sendo diferente dos produzidos em clima mais fresco que possuem alto teor de acidez. Em geral, costumam ter aromas de pêssego e pera.

– Riesling: essa uva produz tanto vinhos brancos suaves como secos. É originária da Alemanha e apresenta níveis mais altos de acidez e aromas bem marcantes de frutas como maçã verde, manga, damasco e toques de mel.

Como apreciar o vinho branco?

Além das dicas que já oferecemos aqui neste artigo, o vinho branco pode ser explorado da melhor forma se apreciado da forma correta. A temperatura ideal varia entre 7 a 10° para os mais leves e os mais encorpados podem ser consumidos entre 10 e 13°.

Harmonizações que casam bem

O vinho branco funciona muito bem sozinho, mas tem harmonizações que casam ainda mais com a bebida leve e refrescante que é. Começando pelas entradas, as saladas, caldos, queijos e frutos do mar são ótimos e combinam muito bem com a bebida.

Para os pratos principais, um clássico de combinação com vinho branco são peixes e aves. Indo além dessas combinações, massas e risotos combinam muito bem com a leveza desse tipo de vinho. E as sobremesas? Claro que não ficaram de fora! Sobremesas que tenham chocolate não são tão indicadas para harmonizar com a bebida, prefira algo como cremes, mousses, castanhas ou até mesmo frutas.

E para tornar a sua escolha para os seus momentos ainda mais fácil, é só você clicar aqui que nós separamos diversos rótulos incríveis que vão oferecer uma experiência diferente a cada garrafa aberta.

Assim como os demais vinhos, o vinho branco é feito para ser apreciado, então não se prenda necessariamente à rótulos, tipos e regras. Se você gosta, então já um bom vinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *