Espumante para o final do ano: qual escolher?

Tempo de leitura: 4 minutos

Estão chegando as festas de final de ano e, para acompanhar esse clima, uma boa espumante vai sempre bem. Vem saber qual escolher!

Pessoas brindando o final do ano com espumante
Brindar, comemorar e celebrar a vida com um bom espumante faz toda a diferença!

Pular sete ondas, comer lentilha e fazer uma série de promessas, o ritual do final do ano inclui isso e, claro, comemorar todas as conquistas do ano que passou e vislumbrar as novas para o ano que se inicia.

Além disso, nada como esperar a meia noite para estourar uma espumante e celebrar a vida. Essas tradições precisam ser memoráveis para a cada ano que passa e para juntar ainda mais momentos únicos ao lado de quem se ama. Para isso, estar acompanhado de uma boa bebida, ou melhor, uma boa espumante, faz sim toda a diferença.

É por isso que nós queremos ajudar você com isso e tornar a virada do seu ano, seu Natal e todos os seus momentos de comemorações ainda mais inesquecíveis e com a espumante adequada.

Champagne ou espumante para o final do ano?

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre esses dois tipos de bebida e pensado, qual a diferença? Na hora da escolha, provavelmente o valor será um grande diferencial também, uma vez que se diferenciam sobre qualidade e forma de produção, mas é importante saber quais as diferenças técnicas entre as duas.

A Champagne é uma DO – Denominação de Origem, ou seja, é o espumante que é exclusivamente produzido na região de Champagne, na França e utiliza uvas especiais como: Pinot Noir, Pinot Meunier (uvas tintas) e Chardonnay (uvas brancas). Além disso, a bebida precisa ter passado por especificações de envelhecimento de pelo menos 12 meses e 15 meses de maturação total da bebida.

Já o espumante, é o vinho produzido por meio da adição do gás carbônico e pode ser desenvolvido por meio de dois métodos, o Champenoise, que é o tradicional, e o Charmat. O espumante é feito a partir das uvas de Chardonnay e Pinot Noir, assim como o Champagne.

Tipos de espumante para o final de ano

Além de possuírem os dois tipos citados anteriormente, o espumante se divide em três tipos ao menos, que são moscatéis, demi-sec e brut. Parece que ficou ainda mais difícil de qual escolher o espumante para o final do ano, não é mesmo? Mas nós garantimos que com as nossas dicas vai ficar simples e bem fácil você levar para casa e aproveitar o final do ano da melhor forma.

Espumante tipo moscatel

É o queridinho do Brasil. Se você já tomou, sabe que é uma bebida mais leve, doce e bem refrescante. Ele é desenvolvido por meio da uva moscatel e, como ela se adaptou bem aqui no país, torna esse espumante mais acessível com produção maior.

Espumante do tipo demi-sec

Ele é meio doce, ou seja, ele tem mais corpo que o moscatel e é uma ótima opção para você que aprecia bebidas menos açucaradas e, por consequência, menos enjoativas. O demi-sec também é de fácil degustação e uma ótima opção para seu final de ano.

Espumante tipo brut

Entre os dois que foram citados anteriormente, é a opção mais encorpada e com mais personalidade. Esse tipo de espumante é o favorito dentre as pessoas que já possuem um paladar mais avançado em relação aos vinhos. Para entender melhor, ele é um tipo de vinho seco, com pouca quantidade de açúcares.

Como apreciar esses espumantes?

Nada como harmonizar um bom espumante com o prato correto. A experiência fica ainda mais completa e, com certeza, tornará a comemoração de final de ano ainda mais especial. Primeiramente, clicando aqui você pode conferir a temperatura ideal do seu espumante para apreciar ainda mais o sabor da bebida.

Agora nossas dicas para você complementar a sua ceia e potencializar os sabores:

  • Frutos do mar: ficam ainda melhores comum Blanc de Noir.
  • Salada com camarão: o espumante tipo Brut potencializa ainda mais a combinação.

Todas nossas dicas são para tornar suas comemorações de final de ano ainda mais especiais, mas como sempre recomendamos: experimente! Se aventure entre os tipos de espumante e descubra o sabor que mais agrada seu paladar.

Um brinde as conquistas desse ano e as novas que estão por vir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *