Por que o vinho suave é tão julgado?

Tempo de leitura: 4 minutos

O vinho suave pode ser uma ótima combinação e tem potencial enorme para harmonizações que surpreendem o paladar!

Pessoa segurando taça de vinho suave
Um bom vinho suave pode ser tão bem apreciado como qualquer outro tipo de vinho.

De gosto adocicado, o vinho suave é julgado e até classificado como vinho ruim por não possuir sabores mais marcantes como um vinho seco, por exemplo, mas tem um potencial enorme que pode ser explorado de forma muito feliz se feito da forma correta. Ah, e claro, como sempre falamos, gosto pessoal é extremamente pessoal e se você adora um vinho suave, continue apreciando!

Agora nos acompanhe aqui que vamos falar sobre as particularidades desse vinho que tanto agrada uns e desagrada outros. No final, você poderá conferir uma seleção especial só com suaves para você abastecer sua adega.

Conheça mais sobre o vinho suave

Como falamos anteriormente, o vinho suave é doce e, por algumas pessoas, ele é conhecido como vinho doce. Mas por que ele é mais adocicado que os demais? Pois bem, vamos lá. Primeiramente é importante falarmos que ele é produzido da uva Vitis vinífera, que engloba Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.

Esse doce, que é marca característica desse vinho, vem do açúcar residual que é encontrado na uva, não sendo adicionado nada a mais na produção da bebida. Claro, caso a uva não produza o açúcar suficiente, é possível ser adicionado mosto concentrado ou sacarose, mas sempre dentro dos limites vigentes da regulamentação.

Essa característica do açúcar residual é um dos grandes diferenciais que destoam o vinho suave do vinho seco, por exemplo, uma vez que o seco tem níveis diferentes para que possa de fato ser considerado um vinho seco.

Principais características

Agora que você já sabe que o doce do vinho suave é proveniente em grande parte das uvas, vamos explicar um pouco mais sobre as principais características desse vinho. Começamos pela diferença de açúcar presente, uma vez que normalmente esse tipo de vinho conta com mais de 20 gramas por litro da bebida, onde o seco, por exemplo, conta com até 4 gramas por litro.

Além disso, esses vinhos são mais fáceis de apreciar, uma vez que contam com taninos, corpo e acidez mais sutis que os demais estilos da bebida, ou seja, ele é mais fácil de beber. Muitos desses vinhos contemplam características que tornam a bebida muito prazerosa, além da facilidade de encontrar essa bebida em mercados. Clássicos como Sangue de Boi e Vinho Chalise são ótimas opções de vinhos tintos suave com ótimo custo-benefício para seu bolso.

Existe mais de um tipo de vinho suave?

Adega de vinhos tintos

A resposta para essa pergunta é sim. Atualmente existem dois principais tipos de vinho suave, conheça abaixo mais sobre eles.

  • Vinho Suave Fino: feito da Vitis vinífera, com uvas mais famosas como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot ou Chardonnay.
  • Vinho Suave de Mesa: feito por meio de uvas americanas, as Vitis Labrusca, como Niagara, Bordô e Isabel. Em palavras mais simples, é o vinho de garrafão.

Harmonizações que podem ser feitas

Engana-se quem acha que o vinho suave não harmoniza bem. Ele casa muito bem com determinadas comidas e potencializa a experiencia tanto da bebida quando da refeição. Como eles tem características doces e leves, eles casam muito bem com comidas agridoces ou mais salgadas assim como queijos azuis e, claro, com uma grande variedade de sobremesas.

A regra é sempre clara: se você gosta de tomar um bom vinho suave com a sua comida favorita, aproveite!

Como escolher

Características como tipo da uva, local de produção, armazenamento e diversos outros fatores são cruciais para você que procura por algo de qualidade mais elevada.

Primeiramente você pode começar observando o local de produção. Isso porque existem regiões e climas específicos que deixam a uva e o vinho com características específicas daquele local. Países que são ótimos produtores e que podem ser uma boa escolha são: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, França, Itália e Portugal. O mais importante disso tudo é saber que nem sempre o rótulo mais caro da prateleira é, necessariamente, o melhor. Por isso esteja aberto a outras regiões, marcas e até mesmo tipos de uva.

Outro ponto importante é analisar o teor alcóolico da bebida, isso porque ele influencia diretamente na leveza, uma vez que vinhos suaves com maior ter de álcool tendem a ser mais “pesados”. Em contrapartida, se você busca algo mais leve, opte por um que tenha um índice alcóolico menor.

Agora que você já está pronto para apreciar um vinho suave, temos uma superseleção da nossa adega virtual para você! Clique aqui e confira os rótulos que fazem sucesso por aí e aproveite para levar para casa os que mais agradarem você.

Um brinde aos vinhos suaves e as possibilidades que essas bebidas nos proporcionam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *