Conheça os principais vedantes para vinho

Conheça os principais vedantes para vinho

Tempo de leitura: 1 minuto

Conheça os principais vedantes para vinho e saiba as características de cada modelo e o quanto pode interferir na qualidade da bebida.

Confira os diferentes tipos de vedantes para vinho mais utilizados

vedantes para vinhoRolha de aglomerado – Feita com lascas de cortiça coladas.

Por ser de menor custo que a de cortiça maciça, é utilizada em vinhos que não têm longa guarda e contempla muito bem a necessidade que alguns rótulos possuem de estar em contato com baixa concentração de oxigênio.vedantes para vinhoRolha de cortiça de espumante – Normalmente é feita de aglomerado de cortiça natural, com 1 ou 2 discos de cortiça maciça na parte inferior.

Conta com o diâmetro maior que dos vinhos sem gás e o formato de cogumelo se dá depois da inserção na garrafa, isso ocorre devido a alta pressão que há dentro dessa garrafa.vedantes para vinhoTampa de rosca (Screw Cap) – É uma opção eficiente, pois não permite que ocorra contaminação (que pode acontecer na rolha de cortiça – bouchonné).

É um vedante prático que não demanda do saca rolhas e é o ideal para preservar o aroma e a acidez.vedantes para vinhoRolha sintética – Comumente de plástico, elas basicamente são usadas para fechar vinhos de consumo rápido, que tenham de 2 a 5 anos desde o engarrafamento.

O costume de abrir a garrafa com o saca rolhas permanece.vedantes para vinhoRolha de vidro (Vino-lok) – Outra opção de vendate que não leva cortiça.

Sem abrir mão do requinte, a rolha de vidro conserva a bebida a salvo do contato com o oxigênio e é prática: pode ser retirada só com a pressão do dedo.
vedantes para vinhoRolha de cortiça tradicional – Geralmente, as rolhas de cortiça são aplicadas para vedar vinhos de guarda.

É um dos vedantes mais charmosos e valorizados, além de ser produzido com material 100% natural.

É sempre bom ampliar o conhecimento sobre o mundo dos vinhos e espumantes, porém, além da relevância quanto ao tipo de vedante para  vinho, é primordial a escolha da loja para comprar vinhos de qualidade e preço justo.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *