Vinho rosé, tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 4 minutos

O vinho rosé pode ser versátil, delicado e de paladar que agrada a muitos. Conheça mais sobre essa bebida de cor rosada que encanta cada vez mais.

Taça de vinho rosé servida
Ele encanta não só pelo sabor, mas o vinho rosé encanta pela sua coloração diferenciada.

O vinho rosé vem conquistando muitos adeptos da bebida. Ele é muito mais que uma bebida de coloração rosada ou quase vermelha, é uma bebida leve e que pode ser extremamente versátil para quem gosta de vinho, além de ser facilmente harmonizado e a pedida certa para qualquer momento.

Não é nem um tinto, nem um vinho branco e, por isso, possui característica únicas que só um bom rosé pode oferecer. Se você é um fã da bebida, hoje vamos apresentar as principais características para você se aprofundar ainda mais nela. Caso ainda não conheça esse tipo de vinho, temos a certeza que depois de saber um pouco mais vai ficar com vontade de degustar um bom rosé e ter sempre um exemplar na sua adega.

Sirva sua bebida e vamos juntos aprender mais sobre!

Apaixone-se pelo vinho rosé

Os vinhos rosés podem ser o meio do caminho entre um tinto e um branco. Carregam leveza e frescor e possuem o toque frutado que lembram muito os vinhos brancos. Antes de saber as características presentes nesse vinho, conheça mais sobre o processo de produção.

São três técnicas que são utilizadas na produção:

Ela pode ocorrer por meio da maceração, sendo uma das formas mais comuns de produzir os vinhos tintos, ela consiste em deixar o mosto em contato com a casca da uva. Dessa forma, o tempo de contato é quem vai determinar a coloração do vinho e a intensidade da bebida, onde para rosés pode variar de seis a 24 horas.  

O segundo método é o corte, sendo usado vinhos tintos e brancos vinificados. Nesse caso é feito a mistura de ambas as bebidas até atingir a coloração ideal do rosé, bem como sabor e corpo.

A última técnica é a sangria, que consiste em retirar uma parte do suco dos vinhos tintos durante o processo de fermentação, ou seja, ocorre uma “sangria” do tinto no meio do processo. Feito isso, esse suco é transferido e passa pelo processo de ser produzido um ótimo vinho rosé.

Principais uvas utilizadas na fabricação do vinho rosé

Uva Moscato no vinhedo para vinho rosé

Pode variar de acordo com a casta e a região que é produzida. Locais que são conhecidos por fabricar rosés: França, Espanha e Itália que possuem certa vantagem como solo, clima e outras situações favoráveis.

Os principais tipos são de uvas que produzem rosé são:

– Syrah: uva de origem francesa, de acidez média e de altos taninos. Além disso, possui aromas de frutas escuras, como ameixa e groselha e, também, de especiarias como pimenta branca.

– Pinot Noir: outra uva originária da França, mais especificamente da região da Borgonha. Essa, por sua vez, tem alto teor de acidez e os taninos mais baixos, produzindo vinhos com aromas de frutas vermelhas e com toques terrosos.

– Grenache: essa uva, por sua vez, é de origem espanhola e possui níveis altos de açúcar e acidez mediana. Os vinhos rosés produzidos por elas normalmente tem toque de frutas vermelhas e são mais encorpados e geralmente secos.

Outras uvas que produzem bons rosés são: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Carignan, Cinsault, Malbec, Merlot e Tempranillo.

Características do vinho rosé

Como já falamos, esse vinho vai muito além da sua coloração rosada. Ele possuí três principais características marcantes que dão o toque especial de vinho rosé. A primeira dela é a acidez, sendo uma das principais e mais marcantes da bebida. Esse tipo de presença se dá devido as condições climáticas, de solo, tipo da uva e maceração na hora da produção da bebida.

A segunda principal característica é a leveza, sendo ótimos para harmonizações com vários tipos de alimentos diferentes. Por último é o toque frutado. Como falamos anteriormente ele lembra muito os vinhos brancos por contar com esse toque de frutas, mas trazem ótima refrescância e, por isso, são bem aromáticos também.

E quais são as harmonizações possíveis?

O vinho rosé é extremamente versátil para harmonizações, sendo o queridinho da gastronomia.

Para entradas, ele vai muito bem com saladas e frutos do mar diversos. Passando para pratos principais, tanto aves, peixes como carne vermelha e massas ele vai muito bem e acompanha com excelência.

O vinho rosé suave ou meio-seco pode ser uma ótima opção para combinar com basicamente qualquer sobremesa.

Agora que você conhece tudo sobre os rosés dá vontade de experimentar um, não é mesmo? Então clica aqui que nós criamos uma lista incrível apenas com vinhos rosés para você degustar e até mesmo colocar na sua adega para ter como opção.

Encha sua taça e aprecie a versatilidade que só um bom rosé oferece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *