5 dicas para conservar o vinho em casa

5 dicas para conservar o vinho em casa

Tempo de leitura: 2 minutos

O desejo de conservar o vinho por mais tempo é antigo e uma das grandes contribuições para isso veio com a criação das garrafas de vidros, em 1630 e com as rolhas de cortiça.

Em outros vasilhames a bebida rapidamente era prejudicada e entrava em processo de oxidação.

Por essa e tantas outras razões, a garrafa de vidro tornou-se o mais apropriado vasilhame e superou seus antecessores, tanto na preservação do vinho, quanto na questão do transporte.

Apesar de há séculos ter inúmeras aplicações, o uso da cortiça como vedante de vinho é recente. O que torna a rolha de cortiça um vedante perfeito é a sua composição leve, flexível, elástica e impermeável.

5 dicas para conservar o vinho em casa

É fundamental manter o vinho sempre bem vedado para evitar o contato com o oxigênio e com fungos. Rolhas de cortiça, sintéticas e screwcap desempenham muito bem o papel de vedantes.

Dicas para conservar o vinho em casa

Seguindo com o nosso desejo de facilitar e popularizar o consumo do vinho, selecionamos cinco dicas que irão auxilia-lo a preservar a bebida de Baco e Dionísio da forma mais simples e apropriada.

conservar o vinho

Atente as dicas:

  1. Procure manter os vinhos longe da luz solar e fluorescente. Busque armazena-los no ambiente mais escuro da casa;
  2. Evite locais quentes. O local ideal para que o vinho fique armazenado, é o mais fresco da casa, lembrando que historicamente a temperatura média tida como ideal para conservação do vinho é 13°C, aceitando um máximo de variação de 2°C ao ano;
  3. Para a rolha não ressecar e acabar vazando vinho, mantenha-o em um ambiente com a umidade relativa do ar acima de 65%;
  4. O local onde o vinho será armazenado precisa ser livre de trepidação (tremores, abalos, oscilações);
  5. Se preferir, você poderá utilizar adegas “econômicas” ou armários frigoríficos próprios, que atendam as carências de temperaturas amenas, tenham o mínimo possível de claridade e também de umidade.

Seja criativo para abrigar os vinhos e dê um ar descontraído para aquele ambiente que você tem na sua casa.

Seguindo essas recomendações você pode conservar o vinho com as características e as qualidades ideais para ser consumido.

As dicas são para guardar o vinho ainda fechado, a fim de manter e até melhorar o sabor da bebida.

Depois de retirada a tampa (rolha ou screwcap) o ideal é que o vinho seja degustado em questão de horas, pois o declive das propriedades é inevitável e em poucos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *