Wine South America projeta vinhos brasileiros para o mundo

Wine South America projeta vinhos brasileiros para o mundo

Tempo de leitura: 5 minutos

Maior feira profissional de vinhos na América Latina (Wine South America)  será realizada em setembro, na Serra Gaúcha, com participação dos principais players nacionais e internacionais.

Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor, o Brasil se prepara para sediar a segunda edição da  Wine  South  America. De 25 a 27 de setembro, Bento Gonçalves estará novamente no centro do mapa mundial do vinho, atraindo importadores, distribuidores, profissionais do vinho e apreciadores que poderão conferir os rótulos das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. 

Wine South America  projeta vinhos brasileiros  para o mundo 
Crédito: Augusto Tomasi.

A segunda edição da Wine South America promete superar o sucesso da “safra” anterior. No ano passado foram 250 marcas expositoras, 6 mil profissionais do trade e especialistas do setor em 10 mil metros quadrados de área. A participação de vinícolas nacionais será ainda mais representativa esse ano, atraindo expositores de todas as regiões produtoras do Brasil, que apresentarão seus rótulos reconhecidos por mais de 3 mil premiações já conquistadas no Exterior. Cerca de 80% das marcas brasileiras participantes da primeira edição já renovaram seus espaços e outras  importantes vinícolas nacionais já confirmaram a estréia em 2019.   

Em relação às marcas internacionais,  a adesão também tem sido bem-sucedida  em razão de o Brasil ser o maior país da América do Sul e com o maior potencial de consumo do continente.  Mais de 10 países devem  participar da  Wine  South  America  2019,  com destaque para Argentina, Chile e Uruguai, reforçando  o posicionamento  de  principal evento do setor no continente latino-americano.  

Crédito: Augusto Tomasi.

“O Brasil é o quinto maior do Hemisfério Sul  e  o 13º maior produtor de vinhos do mundo. Os nossos produtos são exportados para 59 países em cinco continentes. O potencial é muito favorável.  E a  feira tem um papel importante na aproximação dos clientes  (compradores)  com as vinícolas  dentro do nosso próprio território”, salienta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló.  

A exemplo de 2018, a  Wine  South  America  contará com  masterclasses  conduzidas  por Master  of  Wine  de renome internacional e degustações orientadas de vinhos brasileiros, em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Na primeira edição, os profissionais da ABS-RS apresentaram um panorama da produção vitivinícola do Brasil e sua diversidade, além de painéis sobre espumantes, vinhos de guarda e a Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos, entre outros temas.

  “Tivemos uma ótima repercussão e acolhida com um painel sobre mercado, posicionamento de produtos e novas tendências, que devemos  ampliar nesta edição. Também aprofundaremos o conhecimento sobre os vários  terroirs  brasileiros, com a presença de professores da ABS de outros estados, como  São Paulo,  Santa Catarina e Minas Gerais,  além da região Nordeste”, adianta o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.  

Assim como ocorreu na primeira edição, a Associação Brasileira de Enologia  (ABE)  é apoiadora da feira, já que  o evento culmina com a Avaliação Nacional de Vinhos, realizada anualmente pela entidade no último sábado de setembro.  

“A  Wine  South  America  chegou para fortalecer o que produzimos, como canal de ligação com o mercado, aproximando quem aprecia de quem elabora. Nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros e,  junto com a feira,  esperamos poder levar esta marca para os quatro cantos do mundo”, reforça o enólogo Daniel Salvador, presidente da ABE.  

Crédito: Augusto Tomasi.

Segundo Marcos  Milanez  Milaneze, diretor da  Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária do grupo  Veronafiere, além de promover negócios entre produtores nacionais e internacionais com players do mercado brasileiro e mundial, a Wine South America conta com o diferencial de ser realizada na principal região produtora do país, o que fortalece sua importância para o setor e fomenta o  enoturismo. “O comprador, além de experimentar os vinhos e espumantes expostos na feira, tem a oportunidade de conhecer as vinícolas da região, o local de elaboração dos produtos, a sua qualidade e vivenciar a emoção atrás do rótulo, transformando o evento em uma experiência única para quem o visita”, observa  Milaneze, lembrando que, além de produtos derivados de uva, a feira terá marcas expositoras de azeites e destilados.  

Projeto Comprador  será 40% maior que o de 2018   

Viabilizado por meio de parceria da  Milanez  &  Milaneze/Veronafiere  com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Projeto Comprador trará à  Wine  South  America  140 compradores de todo os estados brasileiros e outros 30 de países dos continentes americano, europeu e asiático, com o objetivo de promover rodadas de negócios com as vinícolas brasileiras. O total de compradores é 40% maior do que o da edição anterior.  

Crédito: Augusto Tomasi.

Em 2018,  cerca de 120 empresas participaram do Projeto Comprador, gerando cerca de R$ 6 milhões  em  negócios . ”Setembro é o principal mês  de compra de vinhos para abastecer os pontos de venda.  O desenvolvimento das rodadas  de negócio durante a feira  traz  ótimos resultados, principalmente  para as comercializações de fim de ano”, acredita  o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. 

Crédito: Augusto Tomasi.

E é claro, nós do Vineria 9 estaremos presentes mais uma vez nesse importante evento!

SERVIÇO

O que:  2ª  Wine  South  America  – Feira Internacional do Vinho .

Quando:  de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h.

Onde:  Parque  de Eventos de Bento Gonçalves – RS (Alameda  Fenavinho, 481) 
Ingressos:  as vendas iniciam a partir da segunda quinzena de abril, no site do evento.  

Outras informações:  no site  www.winesa.com.br, pelo e-mail  info@winesa.com.br  ou pelo telefone (54) 3455.6711.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *