Espumante Moscatel: Tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 12 minutos

Simplesmente tudo o que você precisa saber sobre o Espumante Moscatel irá encontrar aqui, desde sua origem, variedade de uvas, método de produção, serviço e até indicações e premiações.

Espumante Moscatel e sua origem

A uva moscato é supostamente originária da Grécia e há mais de 5 mil anos ela se espalhou por todo o Mediterrâneo, chegando ao Egito onde encontrou o terroir ideal para seu desenvolvimento.

Muito comum em toda Europa, adaptou-se perfeitamente em várias regiões pelo mundo, inclusive no Brasil, especialmente na Serra Gaúcha (50% do total nacional da produção da uva moscato está concentrada na cidade de Farroupilha), e mais recentemente no Vale do São Francisco onde a uva moscatel adaptou-se perfeitamente ao clima semiárido, produzindo duas vezes ao ano e grãos de menor acidez.

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

Uvas Moscatéis

Moscatel é uma família de uvas e está dentre as mais antigas da história.

Sua casca pode ser branca, rosada ou tinta e embora se apresente de formas, cores e tamanhos diversos, tem uma forte característica em comum, ela é muito aromática.

É a “uva preferida das abelhas”, por conta do grande teor de açúcar natural que ela concentra quando madura.

Sua maior peculiaridade é o aroma inconfundível!

Um arranjo delicado do bouquet de uva madura, almíscar, mel, pêssego, damasco, nectarina e laranja e um suave floral (rosas, jasmins).

Surpreendentemente, seus vinhos trazem aromas de uvas. – Você sabia que o único aroma de fruta que raramente se encontra em um vinho é justamente o perfume da uva? Isso se dá devido a compostos específicos chamados “terpenos”.

Outra característica da moscatel é que são uvas que, quando vinificadas, podem produzir desde vinhos leves e secos, diversos vinhos brancos tipo assemblage (blend de uvas), varietais aromáticos e frutados, visto que com uma pequena quantidade dessa uva já confere o aroma da fruta ao vinho.

Sem falar nos espumantes, em especial o refrescante Espumante Moscatel!

São aproximadamente 150 variedades de uvas que pertencem à família Moscatel, a seguir algumas das mais utilizadas na produção do Espumante.

Espumante Moscatel Tudo o que você precisa saber

Moscato Branca

(Moscato Bianco, Muscat Blanc ou Muscat de Grano Menudo) – A variedade Moscato Bianco é a segunda uva vinífera mais plantada no Brasil e a primeira no quesito uva branca.

Apesar de tecnicamente ser uma uva branca, a Moscato Bianco pode aparecer com a coloração rosada, fazendo com que a mesma uva possa produzir vinhos de cores diferentes em safras distintas.

Moscato de Alexandria

(Moscatel de Setubal, Zibibbo ou Moscatel Gorda Branca) – Resultado de um cruzamento de Moscato Branco com uma uva grega, também conhecida como Moscatel de Málaga.

Seu aroma também é intenso e frutado, assim como as outras uvas da família, mas é um pouco mais fresco e floral. Os aromas típicos são bem conhecidos: casca e flor de citrinos, mel, rosas e gerânios.

Moscato Hamburgo

(Moscatel Negra, Black Muscat ou Moscatel de Hamburgo) – É uma das únicas uvas tintas da família Moscatel que também é usada na produção de vinho, além de servir como uva-passa e uva de mesa.

Moscato Giallo

(Muscat Amarela, Moscatel Flor de Laranja, ou Moscatel de Jesus) – Produz vinhos espumantes doces. É capaz até de produzir em casos raros um bom vinho branco seco.

Moscatel Rosa

(Muscat Rosé ou Muscat Rouge) – Seu nome deriva do aroma de rosas que dispõe, já sua uva remete a uma cor azul escuro. Seus vinhos apresentam-se na coloração rosa claro, possui aroma delicado com notas de rosas e no paladar são intensos e agradáveis.

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

A uva moscato é capaz de obter elevados teores de açúcar, nas regiões mais quentes.

E então? Você curtiu conhecer a Uva Moscato?

Conhecendo melhor o Espumante Moscatel

A seguir, explicaremos um pouco sobre o Espumante que é feito a partir da uva Moscatel.

Métodos de produção dos espumantes em geral

Para adquirir as “bolinhas” que são típicas dos espumantes, há 03 métodos de elaboração, são eles:

Champenoise

Também conhecido como Tradicional, o Champenoise, teve origem na região de Champagne, na França. A escala de produção é menor, pois ela é quase artesanal, o que agrega um custo mais elevado.

O mosto passa por uma primeira fermentação que é igual ao processo do vinho. A segunda fermentação ocorre na própria garrafa que pode ficar certo tempo em cave, maturando seus aromas e sabores.

Devido ao maior tempo de contato com a levedura, o espumante feito pelo método Champenoise tende a ser mais complexo, com aromas de fermento, pão e frutas secas. Nesse processo passam apenas alguns espumantes demi-sec, brut, extra-brut ou nature.

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

Charmat

Assim como na Champenoise, também passa por duas fermentações, porém, a segunda é feita em autoclaves (são tanques de aço inoxidável) aprisionando o gás carbônico, adicionando as leveduras para dar início a fermentação alcoólica sob uma temperatura controlada, em torno de 8°C a 10°C.

É a segunda fermentação que garante um notável perlage (palavra de origem francesa que significa “colar de pérolas” e nada mais é do que as borbulhas de gás carbônico que se formam quando um espumante ou um Champagne é servido) e outras características dessa bebida.

A segunda fermentação eleva o teor alcoólico do espumante para 11 a 13%. Os espumantes produzidos pelo método Charmat geralmente são jovens, com aromas e sabores frescos, frutados e florais.

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

Asti

No método Asti não existe a segunda fermentação. O mosto das uvas Moscatéis é colocado direto em um tanque de aço inoxidável, onde são acrescidos leveduras (micro-organismos que transformam os açúcares em álcool, calor e gás carbônico).

O processo da fermentação é interrompido quando a graduação alcoólica da bebida atinge entre 7 a 9,5% de álcool por litro, mantendo em torno de 65 a 80 gramas por litro de açúcares residuais.

O Espumante Moscatel é produzido por esse método Asti. São vinhos mais leves, muito aromáticos e refrescantes, que devem ser bebidos jovens.

Qual é o prazo de validade do Espumante Moscatel?

Na realidade o espumante não possui um prazo de validade determinado. Porém, no caso do Espumante Moscatel, indica-se um consumo dentro de 2 a 3 anos.

Para que não ocorra alteração em suas características, basta conservá-lo em local seco e com pouca luz, longe do calor, da umidade e de vibrações.

Harmonização: Como e quando servir o Espumante Moscatel?

Como já vimos nesse post, a principal particularidade do Espumante Moscatel é o seu acentuado aroma floral e frutado, porém, não é porque você não curte doce, que deve esquivar-se dele, pois a doçura dessa uva é satisfatoriamente balanceada pela acidez formada no espumante, promovendo uma bebida leve e refrescante em boca.

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

O Espumante Moscatel pode ser servido como entrada, acompanhando aperitivos, saladas, queijos suaves e até massas leves. Aproveite para abri-lo no início do evento, servindo-o com os comes mais leves!

Porém, não deixe para consumir o Espumante Moscatel somente em datas especiais como casamentos, 15 anos, formaturas e eventos importantes, pois no seu dia-a-dia o Espumante Moscatel também harmoniza perfeitamente com doces, bolos, salada de frutas, biscoitos tipo waffles, amêndoas secas, mousses e sorvetes.

Mas não são apenas as sobremesas que combinam com o Espumante Moscatel.

Preparos agridoces, com molhos e gorduras, também harmonizam muito bem.  O Espumante Moscatel pode ser perfeitamente apreciado na companhia de preparos mais encorpados, que levam cremes e uma pitada leve de doçura.

Em festas de Natal e Reveillon, são excelentes para saborear com rabanadas ou panetones. Afinal, nada deixa nosso coração mais feliz do que harmonizar uma ceia deliciosa com um bom Espumante Moscatel para celebrar a vida com a família e amigos!

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

A intensidade que é atribuída ao Espumante Moscatel, casa perfeitamente com ambientes festivos e alegres. Delicie-se! Tim-tim !

Dica

Não perca tempo e deguste também um Moscatel Rosé, refrescante e com aroma e sabor incomparáveis!

O destaque vai para o Espumante Casa Perini Aquarela Rosé Moscatel.

Ele é o resultado do harmônico assemblage das variedades Moscato Branco, Moscato Giallo e Moscato de Hamburgo, sendo este último o responsável por atribuir uma tonalidade levemente rosada ao espumante.

Além dos incríveis:

Espumante Don Guerino Rosé Moscatel – Originado pela variedade de uvas Moscato de Hamburgo e Moscato Giallo

spumante Peterlongo Presence Rosé Moscatel – Originado pela variedade de uva Moscato de Hamburgo

Espumante Garibaldi Rosé Moscatel – Originado pela variedade de uvas Moscato de Hamburgo e Moscato de Alexandria

Espumante Aurora Rosé Moscatel – Originado pela variedade de uvas Moscato de Hamburgo e Moscato Branco

Qual é a temperatura ideal para servir o seu Espumante Moscatel?

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

Sempre surge uma dúvida relacionada à temperatura ideal para servir o Espumante Moscatel, por isso vamos te dar uma ajudinha:

Como o Espumante Moscatel é uma bebida que se apresenta com certa doçura e possui um aroma intenso, o ideal é ser servido bem fresco, cerca de 6°C a 8°C.

Nunca coloque seu Espumante Moscatel no freezer! Além do risco de estourar em razão da pressão contida na garrafa, pode também ocorrer interferência no seu sabor.

Importante

Temperaturas muito baixas podem exacerbar a acidez e depreciar os aromas da bebida.

A forma indicada e também mais segura de resfriar seu Espumante Moscatel é colocar a garrafa em um balde de gelo com um pouco de água, em torno de trinta a quarenta minutos antes do brinde, dessa forma irá distribuir melhor a temperatura.

Se estiver com muita pressa, você pode, junto com o gelo colocar álcool ou sal na água do balde. Mas fique atento ao tempo de permanência para não congelar a bebida!

Existe a taça ideal para servir o Espumante Moscatel?

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

Para conservar melhor as qualidades do Espumante Moscatel, a taça indicada é a Flute (flauta), em forma de tulipa alongada. Ela mantém as pequenas bolhas que cooperam com seu sabor e aroma, por mais tempo.

Outro benefício de servir o Espumante Moscatel na taça Flute é que ela não prejudica a temperatura da bebida.

Segure a taça pela haste, o que evita sujá-la e também que o calor da mão esquente a bebida.

Não é necessário inclinar a taça para servir a bebida. Sirva um pouco e espere a espuma baixar para completar, o ideal é preencher 2/3” (dois terços) da taça.

Faça aquele brinde entusiasmando com um tim-tim e aprecie o sabor refrescante dessa bebida.

Uma ótima dica principalmente para eventos maiores como casamentos, aniversários, formaturas e outras festas especiais, é a Taça para Espumante de Poliestireno, onde você também poderá personalizar com os nomes dos noivos, do formando, homenageando ao evento, e ainda poderá utilizar a taça depois como lembrança da festa.

Espumante Moscatel e suas informações organolépticas

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

Visual

– Moscatel Branco:

A coloração, geralmente é amarela palha, com reflexos esverdeados, límpido e brilhante.

– Moscatel Rosé:

Vai desde o rosado límpido brilhante, até uma coloração salmão.

Olfativo

– Moscatel Branco:

É frequente encontrar notas florais, que lembram a flor da laranjeira, jasmim e rosas. E aromas de frutas cítricas como abacaxi, melão, pera, pêssego e algumas ervas aromáticas, além de mel.

– Moscatel Rosé:

Apresenta-se frutado, com aromas de frutas vermelhas como morango, cereja, framboesa e amora, também possui notas florais e de mel.

A fragrância é percebida espontaneamente, sem que seja necessário agitar o copo.

O aroma do Espumante Moscatel é intenso, inconfundível e muito agradável.

Gustativo

Nas papilas gustativas, a doçura da uva moscato é logo identificada com uma sensação agradável, que logo se equipara com a delicada acidez do perlage do espumante. O sabor é sutil, refrescante, equilibrado, apresenta-se com certa cremosidade e persiste por longo tempo em boca.

Espumante Moscatel Tudo que você precisa saber

Espumante Moscatel: Conheça alguns dos nacionais mais premiados!

São vários os Espumantes Moscatéis Nacionais premiados, mas iremos destacar somente alguns que trouxeram diversas medalhas em concursos realizados nesses últimos 2 anos a nível mundial:

Espumante Casa Perini Moscatel
Espumante Garibaldi Moscatel
Espumante Aurora Moscatel
Espumante Garibaldi Rosé Moscatel
Espumante Aurora Rosé Moscatel
Espumante Casa Perini Aquarela Rosé Moscatel

Os espumantes brasileiros estão ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional e se destacando muito positivamente nos concursos mundiais. Os enólogos estão se tornando especialistas na produção dessa bebida refrescante e de sabor inconfundível.

As condições climáticas no Brasil e em especial o solo da Serra Gaúcha favorecem a produção da acidez e doçura natural das uvas moscatéis.

Espumante Moscatel – Não perca mais tempo e aproveite para se deliciar com a doçura e acidez equilibrados na dose certa! Tim-tim!

3 Comentários


  1. Adorei! Muito bem escrito e esclarecedor! Queria saber um pouco mais sobre o espumante moscatel e fui muito bem informada por aqui. Obrigada

    Responder

  2. Aprendi muito, apreciar o produto de forma correta é uma obrigação!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *