Vinícola Dal Pizzol: da origem aos vinhedos

Tempo de leitura: 2 minutos

Da origem aos vinhedos, neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a Vinícola Dal Pizzol, localizada em Bento Gonçalves/RS, na Serra Gaúcha.

A origem da família Dal Pizzol no Brasil

A Dal Pizzol traz consigo uma tradição na vitivinicultura que remonta o século XIX (1878), quando os primeiros imigrantes da família chegaram ao Brasil.

Sua história expressa um talento natural e cheio de experiências, sabedoria e sensibilidade, que lhe permitiu alcançar a qualidade dos vinhos que elabora, através do amor no cultivo de castas nobres, do trato cuidadoso na arte do vinho e de um atendimento personalizados a todos que se relacionam com a Dal Pizzol.

A vinícola Dal Pizzol carrega consigo a força de uma família que traz em sua bagagem a vocação na elaboração de vinhos, aptidão hoje liderada pelos herdeiros Antonio e Rinaldo Dal Pizzol, sexta geração no Brasil.

O primor na elaboração de vinhos finos e espumantes permanece vivo na família. A vinícola mantém uma produção controlada de pequena tiragem, resultando em vinhos que carregam consigo a história da família, a cultura do vinho e o cultivo e experiência na elaboração, passados de geração a geração.

Vinícola Dal Pizzol

Enoteca e Ecomuseu da Cultura do Vinho

Ecomuseu da Cultura do Vinho, registrado nas estâncias da museologia brasileira e também admitido na Association Of Culture and Tourism Ecchange (ACTE) com sede na França, é o resultado de décadas de preservação e guarda de relíquias ligadas a cultura do vinho.

O acervo conta com centenas de utensílios e ferramentas utilizadas na elaboração e consumo do vinho, fotos, documentos e uma coleção de mais de 200 garrafas nacionais e estrangeiras provenientes de 5 continentes, dentre elas a garrafa de vinho mais antiga do Brasil, datada de 1937 e ânforas italianas originais.

Vinícola Dal Pizzol

Acervo Vinhedo do Mundo

O vinhedo do Mundo é uma das três maiores coleções de uvas privada do planeta e a maior da América Latina, com cerca de 400 variedades de uvas.

O vinhedo do Mundo reúne variedades de todos os continentes. É um símbolo e uma mensagem de fraternidade e solidariedade humana que só a cultura e suas implicações filosóficas são capazes de expressar.

Vinícola Dal Pizzol

Vindima: Origem e Simbologia

A dedicação ao vinhedo, a delicadeza ao colher, aliados ao conhecimento do enólogo fazem cada safra um momento de celebração.

Todo ano, entre os meses de janeiro e março, acontece a vindima, período da colheita da uva, momento em que os homens da terra celebram um ano de trabalho em sintonia com os homens do vinho, artistas que transformam a fruta na bebida milenar.

O cuidado com o solo, a dedicação ao vinhedo, a delicadeza ao colher  e separar cada cacho, aliados ao conhecimento e sensibilidade do enólogo no processo de elaboração de cada vinho, fazem cada safra um momento de celebração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *