Receita de Molho de tomate seco: aprenda a fazer e escolher a massa certa

Tempo de leitura: 3 minutos

Aprenda a fazer uma simples e deliciosa receita de molho de tomate seco e a escolher qual é o melhor tipo de massa para usar.

O que você vai precisar

  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 dente de alho picado;
  • ½ cebola pequena picada;
  • 500g de nata;
  • 50g de tomate seco;
  • sal e pimenta a gosto.

Como preparar

  1. Doure o alho e a cebola na manteiga;
  2. Coloque a nata e o tomate seco e espere até ferver;
  3. Por último, acrescente sal e pimenta e bata no liquidificador.

Viu como é fácil?!

Molho de Tomate Seco

Qual tipo de massa usar?

Listamos abaixo 13 tipos de massa existentes. Cada uma tem suas características próprias e combinam com diferentes tipos de molhos.

O lado bom desta receita é que o molho de tomate seco combina com quase todos.

Confira:

Espaguete

A massa é a mais popular de todas por ser rápida de preparar. É longa, fina e pode apresentar diferentes espessuras. Geralmente é preparada com molhos de tomate ou ao alho e óleo.

Espaguete ao Molho de Tomate Seco

Bucatini

Conhecido também como perciatelli, parece um espaguete mais gordinho, mas a diferença mesmo está no furinho que está dentro da fita.

Bucatini ao Molho de Tomate Seco

Fettuccine

É uma massa longa e grossa, achatada e cortada em tiras. A fita é mais larga que o talharim. Combina com molho pesto e alho e óleo.

Fettuccine ao Molho de Tomate Seco

Talharim

Muitos o confundem com o fettuccine, pois ambos são longos e achatados, mas a fita do talharim é um pouco mais estreita.

Talharim ao Molho de Tomate Seco

Fusilli

É o famoso “parafusinho”. Massa pequena e em formato espiral, o que ajuda a reter o molho e outros ingredientes, como milho e ervilha. Combina com molhos cremosos com carne, mas também com os leves que contêm tomate e legumes.

Fusilli ao Molho de Tomate Seco

Penne

Em formato de tubo, é uma massa mediana, com paredes mais grossas e extremidades cortadas na diagonal. Os de superfície lisa são mais indicados para acompanhar molhos cremosos. Já os que têm a superfície riscada são perfeitos para molhos à base de óleo.

Penne ao Molho de Tomate Seco

Rigatoni

Tubo de tamanho médio, com riscos, parecido com um penne mais gordinho, só que as extremidades têm o corte reto, e não em diagonal.

Rigatoni ao Molho de Tomate Seco

Canelone

O penne parece um rigatoni, que parece um canelone – confuso né? Mas é por aí: o canelone tem quase o mesmo formato que o rigatoni, mas a grande diferença é que ele é liso, sem os riscados típicos do penne. Pode ser feito com massa de lasanha e frequentemente é recheado com queijo.

Canelone ao Molho de Tomate Seco

Cabelo de anjo

Conhecida também como aletria, é a massa com a fita mais fina de todas – e o nome é porque lembra mesmo a delicadeza do cabelo de um anjo. É bastante utilizada em sopas.

Cabelo de anjo ao Molho de Tomate Seco

Conchiglie

Em italiano quer dizer “concha” – e é só olhar para a foto para entender o porquê. Tem duas variações: conchigliette, quando é bem pequena, e conchiglione, quando é maior.

Conchiglie ao Molho de Tomate Seco

Farfalle

O famoso macarrão “borboleta” ou “gravatinha”. Em formato menor, vira farfallini, e maior, farfallone.

Farfalle ao Molho de Tomate Seco

Ravióli

A massa parece um pastelzinho: quadriculada, achatada e com ondulações nas extremidades. Sempre envolve um recheio, que pode ser de carne, frango, queijos ou legumes. Pode ser servido ao molho branco ou de tomate.

Ravióli ao Molho de Tomate Seco

Cappelletti

Assim como o ravióli, também é uma das massas que são recheadas – por isso muitos confundem as duas, mas o cappelletti parece mais uma “trouxinha” do que um pastel. Os recheios mais comuns são carne, frango ou queijo.

Cappelletti ao Molho de Tomate Seco

Massa ao molho de tomate seco combina com vinho?

Certamente sim!

É uma excelente ocasião para harmonizar este prato com um ótimo vinho. Seja tinto, branco, ou espumante, há diversas opções para todos os bolsos, gostos e amores, tudo vai depender do momento. Jantar a dois, família ou até mesmo com os amigos.

Qualquer um deles você vai estar bem servido, pode apostar.

Bom apetite! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *