Entrevista exclusiva com a Vinícola Lovara

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos estamos acostumados com o tradicional e corriqueiro texto, falando sobre algo ou dando dicas de algo, mas por que não um “Perguntas e Respostas”? Confira essa entrevista super legal feita diretamente com a enóloga responsável pela Vinícola Lovara, Roberta Benedetti!

Por que vocês optaram pelo estilo “conceito de vinícola Boutique de produção limitada”?

Optamos por este conceito para mantermos as raízes de nossos conhecimentos passados de geração em geração, mantendo assim uma produção pequena mas de produtos que expressam o que é a Vinícola Lovara desde muitos anos atrás.

Vinícola Lovara

A Lovara foi criada em 1887, certo? O que ela tem ainda hoje que veio dessa época?

A cultura da vinha vem com meus bisavós da Itália em 1887, sendo devido a esta paixão que meu avô Henrique Benedetti e seu amigo Arcangelo Tecchio construíram e fundaram a Lovara em 1987. Desde a época de nossos ancestrais ainda cuidamos com muito carinho a casa de pedra construída pelo meu bisavô quando chegaram ao Brasil.

Quais foram as melhores safras até hoje? Quais os melhores rótulos?

1997, 1999, 2001, 2005, 2012 e 2015. Na linha de varietais, a preferência do público tem sido o Merlot e o Chardonnay, variedades que se adaptaram muito bem na região. O Gran Lovara é nosso rótulo mais expressivo o único que tem passagem de 1 ano em barricas de carvalho. Nos espumantes o destaque tem sido o Brut Rosé, fresco e de uma variedade inóspita na produção de espumantes, da variedade garnacha.

Vinícola Lovara

Vocês separam a linha de produção em três. Quais as principais características de cada uma delas?

Linha varietais: Produtos leves, ótimos para consumo diário e descomplicado. São vinhos que tem a versatilidade de serem consumidos sozinhos ou harmonizados com comida. Produtos para serem consumidos em até 5 anos.

Linha Gran Lovara: Vinho mais encorpado e estruturado, pode se dizer de um produto enogastronomico ótimo para acompanhar carnes e massas. Este já se diz de um vinho de guarda por ter mais estrutura para tal, podendo ter uma guarda de até 10 anos a partir de sua safra.

Linha espumantes: Produtos leves, frescos, descomplicados. Consideramos um produto versátil que tem agradado pessoas que estão começando agora a apreciar o espumante tanto quanto degustadores mais refinados. A ideia é: beba e se divirta! Afinal, vinhos e espumantes sempre trazem com si bons amigos e boas conversas. Nesta linha atualmente elaboramos somente pelo método Charmat, estamos elaborando um pelo método charmat que ainda está em contato com as lias.

Qual é a média de produção anual da Lovara?

Produzimos até 100 mil garrafas/ano. Variando conforme a qualidade da safra.

Vinícola Lovara

A vinícola é aberta a visitação? Caso sim, como funciona a visita?

Abrimos para visitação e possuímos programações sazonais como: fondues no inverno, o brinde das estrelas na vindima. Para sempre casar alguns dos melhores prazeres da vida, vinhos, comidas e boas risadas entre amigos. Possuímos ainda um espaço para eventos como casamentos em meio ao vinhedo, formaturas e eventos corporativos. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9h às 17h.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história e os nobres vinhos e espumantes produzidos pela Vinícola Lovara, quando for a Bento Gonçalves/RS, não deixe de curtir o friozinho comendo o delicioso Fondue servido na empresa. Dá água na boca só de pensar! 😀

2 Comentários


  1. O nosso muito obrigado pela atenção da equipe Vineria 9 por esta reportagem conosco em seu Blog. Sucesso a todos!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *