Descubra quanto tempo você pode armazenar o vinho

Tempo de leitura: 2 minutos

É importante que você saiba por quanto tempo pode armazenar o vinho, mas já adiantamos que o seu prazo de validade inicialmente é indeterminado.

Quando falamos em tempo de guarda, trabalhamos com estimativas e nos baseamos na composição do vinho, sua região de origem e a proposta do produtor.

Sem contar que a cor da garrafa, condições de transporte e armazenagem também irão interferir nessa estimativa de guarda do vinho.

Descubra quanto tempo você pode armazenar o vinho

Por exemplo: Se a garrafa ficou exposta a luminosidade ou mudanças frequentes de temperatura, o ideal é que seja aberta antes do prazo abaixo indicado.

Seguem algumas dicas para conduzir melhor uma decisão de por quanto tempo guardar um vinho.

Relembrando que não existe uma regra (o tempo é contado a partir da safra do rótulo):

Quanto tempo você pode armazenar o vinho Espumante

Buscamos nessa bebida, frescor e energia. A maior parte é feita para consumo imediato. Guarde seus espumantes por no máximo 3 anos.

Quanto tempo você pode armazenar os vinhos Rosés e Brancos

As garrafas translúcidas sofrem mais e na maioria das vezes os brancos e rosés são armazenados nessas garrafas.

Em razão de maior sensibilidade à oxidação, é importante não guardar esses vinhos por longo período, pois algumas características relevantes de aroma, sabor e frescor, podem se perder.

Guarde por um período de 3 a 4 anos.

Quanto tempo você pode armazenar o vinho Tinto

Dos vinhos produzidos atualmente, é predominante o número que deve ser consumido sem longa guarda ou até mesmo imediatamente.

Os vinhos tintos possuem um número superior de compostos antioxidantes do que os brancos e rosés, por isso o tempo de guarda dos tintos é maior.

Os tintos compõem um grupo mais complexo, pois temos desde um Beaujolais Noveau, para ser consumido extremamente jovem até um Nebbiolo de expressão para se guardar por anos.

De maneira geral, os tintos podem ser guardados por um período 3 a 10 anos.

Se tiver dúvidas em relação a um vinho tinto que esteja desejando adquirir, um profissional poderá  auxiliá-lo da melhor forma.

Quanto tempo você pode armazenar os vinhos Fortificados / Licorosos / Doces

Esses vinhos dispõem de uma longevidade maior, uma vez que têm mais álcool ou mais açúcar que os anteriores, ingrediente capaz de atuar como proteção.

Neste caso, os vinhos podem durar entre 15 e 20 anos.

Descubra quanto tempo você pode armazenar o vinho

De qualquer forma, fica a critério e desejo pessoal, o momento ideal de abrir uma garrafa e se ficar em dúvida, nosso conselho é:

Abra a deguste com prazer o sabor que esse líquido poderá lhe proporcionar, com moderação, claro! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *